Algo está errado com a criatividade.

Algo está errado com a criatividade.

Durante 12 anos, campanhas criativas premiadas foram 12 vezes mais eficazes que campanhas comuns. Elas emocionavam, vendiam e entravam para história. O estudo ‘A Eficácia Criativa Está em Colapso’ afirma que sem campanhas que conectem, marcas se tornarão invisíveis 

Peter Field é um dos padrinhos da eficácia. Seu trabalho pioneiro sobre a ligação entre criatividade e eficácia, ao examinar os mitos e verdades da mídia da era digital, rendeu a Peter uma reputação global.

Segundo ele, a queda na eficácia de campanhas premiadas de forma criativa é parte de uma “crise maior e mais geral”. As marcas trouxeram esse problema para si mesmas ao focar em ativações de vendas de curto prazo em detrimento da construção de marca de longo prazo.

“Essa sublocação é um dos principais motivos pelos quais os níveis de eficácia vêm caindo: estamos permitindo que as marcas enfraqueçam e, com isso, estamos perdendo benefícios valiosos de escolha inicial na construção da marca”, afirmou Field.

Além do aumento das campanhas de curto prazo, Field alerta que as campanhas de longa duração também estão cada vez mais abandonando a construção da marca em favor de táticas de ativação. Isso não só está reduzindo a eficácia, como também está mudando a própria natureza do tipo de publicidade a que geralmente somos expostos: em vez de histórias humanas emocionalmente envolventes que buscam encantar e cativar, estamos vendo apresentações mais didáticas e literais.

Você também tem percebido esse movimento nas redes? Conta aí pra gente.